Untitled Document
 

Destaque


Tema: SAÚDE

Título: PRESIDENTA DILMA AUTORIZA CONTRATAR MÉDICOS ESTRANGEIROS PARA ATUAREM NO INTERIOR

Publicado em: 05/05/2013


SAÚDE

PRESIDENTA DILMA AUTORIZA CONTRATAR MÉDICOS ESTRANGEIROS PARA ATUAREM NO INTERIOR

A Frente Nacional de Prefeitos (FNP) comemora mais uma conquista com a sociedade brasileira. Em junho, a presidenta da República, Dilma Rousseff, vai autorizar a contratação de médicos estrangeiros para atuarem no interior do país, reivindicação da FNP que lançou, em janeiro deste ano, a campanha “Cadê o Médico?”.

A informação foi divulgada pela ministra-chefe da Secretaria de Relações Institucionais da Presidência da República, Ideli Salvatti, durante participação no Encontro Estadual com Novos Prefeitos e Prefeitas, no dia 30 de Abril, em Teresina (PI).

A contratação de mais profissionais da área de saúde é um pedido da FNP que, com isso, chama a atenção para os problemas enfrentados pela população brasileira em função da falta de médicos na rede pública de saúde. “Temos convicção de que a decisão da presidenta Dilma Rousseff certamente beneficiará milhões de brasileiros que hoje não têm acesso aos médicos, especialmente no interior e nas periferias das grandes cidades”, afirmou o presidente da Frente e prefeito de Porto Alegre (RS), José Fortunati.

A proposta é a adoção das medidas imediatas e emergenciais que viabilizem a contratação de médicos formados no exterior. Atualmente o Brasil tem 1,8 médicos por mil habitantes quando a média razoável é de 2,7 médicos por mil habitantes. “Esse decreto representará um avanço do atendimento à saúde pública no país”, enfatizou o presidente.

A presidenta Dilma já havia demonstrado ser favorável à contratação de médicos estrangeiros. Em seu discurso na cerimônia de abertura do II Encontro dos Municípios com o Desenvolvimento Sustentável (II EMDS), que aconteceu em Brasília (DF), de 23 a 25 de abril, ela afirmou que “valia a briga”. “O benefício para a população vale essa discussão”, completou.

O decreto será assinado em junho e os médicos estrangeiros serão pagos pelo Ministério da Saúde. Ideli Salvatti falou que atualmente os prefeitos pagam de R$ 25 mil a R$ 30 mil para um médico no interior do país, mas, mesmo assim, não encontram profissionais para as comunidades de menor perspectiva profissional para eles.

“Está muito difícil conseguir médicos que queiram atuar no interior do país. Por isso, a presidente resolveu adotar a medida para que médicos estrangeiros venham para cá. Além disso, é uma forma de reduzir o custeio dos prefeitos, já que o Ministério da Saúde irá pagar os benefícios desses médicos”, afirmou Ideli.

O decreto da presidenta Dilma Rousseff permitirá ao Ministério da Saúde contratar, por um período, ainda a ser definido, médicos de todos os países. Entretanto, a maior demanda deve ser de profissionais vindos da Espanha e Portugal. De acordo com o Ministério da Saúde, já existe uma grande procura deles por causa da crise financeira europeia.

O Ministério da Saúde calcula um déficit de 160 mil médicos, que será suprimido apenas em 2035 se mantida a presente situação. A presidenta Dilma disse ainda que a relação do número de médicos para a população brasileira "deixa a desejar quando comparados com indicadores de países avançados".


Fonte: FNP


Instituto de Desenvolvimento Municipal Nova Cidade – IDENC
Av. Barão do Rio Branco 2281 conj. 417 | Centro | Juiz de Fora | MG | CEP 36.010-010 | Tel: (32) 3217-3625